ANTT

ANTT alerta sobre uso de cinto de segurança

por ASCOM - Publicado em 20/05/2019 15h44. Última modificação em 20/05/2019 15h54.

Em apoio à Campanha Maio Amarelo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), inicia nesta segunda-feira (20/5) a sétima etapa do projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto. A ação visa alertar os usuários do transporte rodoviário interestadual e internacional sobre a importância da utilização adequada do cinto de segurança. As atividades ocorrerão no Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto (SP) e se estenderão até sexta-feira (24/5).

Além da conscientização dos passageiros, as equipes da ANTT e da Transerp irão vistoriar itens de segurança/obrigatórios dos ônibus, tais como: saídas de emergência, extintor de incêndio, pneus, tacógrafo, faróis, etc. Atenção especial será concedida à verificação da jornada de trabalho dos condutores.

Motoristas e funcionários das empresas transportadoras também serão alvo das ações; o objetivo é que esses profissionais atuem no dia-dia como multiplicadores da consciência sobre a utilização correta do cinto por parte dos passageiros. Adicionalmente, será realizada distribuição de panfletos informativos em uma escola do município.

Desde o início da sua execução pela ANTT, o projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto já conscientizou mais de 8.180 pessoas. Segundo estudos em andamento realizados pela Agência, ainda são apenas quatro em cada dez passageiros a utilizar o cinto de forma adequada nas viagens interestaduais.